O povoado de Zacarias foi fundado em 1941, por Antonio Zacarias, mineiro de Passos, filho de Zacarias Silvestre que, anos antes, juntou a família, mulher e sete filhos, colocou-os sobre um carro-de-boi e fez uma longa viagem de mais de 400 quilômetros sertão adentro, até chegar na região conhecida como São João do Marinheiro.
Um dia, novamente pegou a família e encetou nova viagem, atravessou o rio São José dos Dourados, pulou o ribeirão Santa Bárbara e na margem esquerda deste, junto do córrego da Ribada, parou e instalou a família, a poucos quilômetros do rio Tietê. De um lado já estavam Buritama e do outro Planalto, em franco desenvolvimento, e perto as ruínas do antigo distrito de São Jerônimo.
Aproveitando a existência de uma grande fazenda de Luiz Américo de Freitas, a Caturama, com cerca de dois mil alqueires, Antonio construiu sua casa e aproveitou para disseminar a ideia de um povoado. Um ano depois, em 1942, começaram a chegar várias famílias de migrantes baianos que foram construindo suas casas de madeira, trabalhando nas fazendas em volta. O pai, Silvestre, resolveu construir uma igreja, de orientação evangélica. Atualmente, essa igreja está ligada à Congregação Cristã do Brasil. Pode-se dizer que Zacarias é a primeira e única cidade da região metropolitana de Rio Preto fundada em torno de uma igreja evangélica.
