Em 18 de fevereiro de 1959, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Fernando Franco, promulgou a Lei n. 5.121, de 31 de dezembro de 1958, criando município de Adolfo, instalado em 1 de janeiro de 1960, com a seguintes divisas:
Com José Bonifácio, começa no rio Tietê, na foz do ribeirão Fartura pelo qual sobe até a foz do córrego Bonito.
Com Mendonça, começa no ribeirão Fartura, na foz do córrego Bonito, pelo qual sobe até sua cabeceira sudoriental, daí, vai, em reta, à foz do córrego de José Rodrigues no córrego Ipê; sobe pelo referido córrego até sua cabeceira no divisor Sobrado – Bagres, prossegue por este divisor até a cabeceira do córrego do Moinho, pelo qual desce até sua foz no ribeirão dos Bagres; deste ponto continua pelo contraforte fronteiro até o divisor Bagres – Cubatão ou Barra Mansa; segue por este divisor até a cabeceira do córrego de Ladislau Ludovico da Silva, pelo qual desce até sua foz no ribeirão Cubatão ou Barra Mansa.
Com Sales, começa na foz do córrego de Ladislau Ludovico da Silva, no ribeirão Cubatão ou Barra Mansa, pelo qual desce até sua foz no rio Tietê. Com Sabino, começa no rio Tietê na foz do ribeirão Cubatão ou Barra Mansa; desce pelo rio Tietê até a foz do rio Dourado.
Com Promissão, começa na foz do rio Dourado, no rio Tietê pelo qual desce até a foz do ribeirão Fartura, onde tiveram início estas divisas.
A criação do município foi resultado de um movimento político liderado por Adolfo Moreira Filho que conquistou junto aos deputados estaduais a autorização para que fosse realizado o plebiscito. Com a emancipação, a primeira eleição municipal aconteceu em 4 de outubro de 1959,com a eleição de Adolfo Moreira Filho para o cargo de prefeito e de Enos Virgínio dos Santos para vice-prefeito. Para compor a primeira Legislatura da Câmara Municipal foram eleitos os vereadores Álvaro Chessa, Anselmo Emílio Morelli, Élio Lippa, Francisco José Lopes, Jacyr Lopes, José de Oliveira, José da Silva, Luiz Roberto de Souza Lima e Paulo Afonso. O município foi solenemente instalado em um de janeiro de 1960 com a Posse dos eleitos.
Fonte: https://www.al.sp.gov.br/norma/?id=122331;
