No início de novembro de 1924, segundo o jornal A Notícia, de Rio Preto, edição nº 1, de 30 de novembro de 1924, um grupo de cidadãos do bairro rural Tejo Grande, no distrito de paz de Nova Granada, se reuniu para formar uma comissão de melhoramentos para reivindicar junto à Prefeitura de Rio Preto várias melhorias como uma escola primária, alargamento do cemitério, abertura de uma estrada para a cachoeira do Marimbondo e a presença do Correio.
A comissão foi eleita e formada por Froytan Galan, presidente; José Sanchez Scobar, vice-presidente; André Lopes Gonzales e Nicolau Veiga, primeiro e segundo tesoureiros; Manoel Nazareth e Pedro Serrano, primeiro e segundo secretários; Nicanor Nunes, Joaquim San Juan, Antonio Gonzales, José Romero, Antonio Sanchez Vacca e Ramon Martin integraram o conselho.
