Com a presença do subsecretário de Desenvolvimento Urbano da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, prefeitos e técnicos dos municípios que formam a Região Metropolitana de São José do Rio Preto se reuniram em Ubarana, nesta semana, para mais uma etapa da Câmara Temática de Planejamento Integrado.
Para Police Neto, a reunião foi produtiva para mostrar aos representantes dos municípios que a evolução dos estudos técnicos “geram os projetos estratégicos prioritários que estejam alinhados ao Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado”. Bolçone, por exemplo, que é expert em planejamento estratégico, destacou a importância da regionalização dos serviços prestados à população especialmente nas áreas da saúde e da mobilidade urbana.
Bolçone aproveitou a oportunidade para ressaltar a reivindicação da abertura de uma estrada vicinal para desafogar o tráfego quando começarem as obras de implantação de terceira faixa da rodovia Washington Luís, entre Cedral e Mirassol, já prevendo um enorme gargalo, principalmente no trecho urbano de Rio Preto.
Police Neto afirmou que o projeto prioritário neste momento é a interligação da Região Metropolitana por meio da implantação de um anel viário. Para isso, segundo ele, já estão sendo feitas tratativas com o BNDES para viabilizar financeiramente a obra. Bolçone disse que as reuniões temáticas “servem para que todos os municípios desenhem juntos um projeto que possibilite levar serviços públicos de qualidade para a população, em todas as áreas. Hoje, demos mais um passo para alcançar a governança metropolitana”.
Na mesa de autoridades, estava presente, Osvaldo Nascimento, vice-presidente da Acirp que, ao lado de Germano Hernandes, é um dos responsáveis pelo projeto de implantação da Governança Colaborativa em São José do Rio Preto. Também participou da reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Luís de Souza, que enfatizou a importância dos encontros técnicos “para debater a região metropolitana têm o objetivo de avaliar projetos nas áreas do planejamento urbano, uso do solo, indústria, comércio e turismo, entre outros”.
Texto base: Assessoria de Comunicação de Orlando Bolçone
WhatsApp: (17) 99178-1747