Figura entre os primeiros 160 chefes de família que assinaram petição à Câmara Municipal de Araraquara, pleiteando, em 1854, a criação do distrito de paz de Rio Preto, que deu origem e consolidou a fundação da cidade.
Nascido na região de Franca, mudou-se com a mãe, Anna Maldonado, e irmãos e agregados, para a região de Campo Belo, atual Campina Verde, e mais tarde, por volta de 1845 atravessou o rio Grande, com sua mulher, Maria Nazaré Lemes de Campos, fixando moradia na cabeceira dos córregos Bálsamo e Veadinho, dando origem ao atual município de Riolândia.
É possível que João da Costa Maldonado tenha feito a travessia do tenente Alfredo d’Escragnolle Taunay e sua comitiva no dia 13 de julho de 1867, vindo da frente das batalhas da guerra do Paraguai (histórico episódio da Retirada da Laguna) seguia para a capital do império, o Rio de Janeiro. A travessia, segundo registrou Taunay, foi feita com uma canoa tocada a sirga (puxada por uma corda), segundo o livro História de Riolândia – A Cidade Entre Rios, de Eunice Lemos de Mello, páginas 24, 28 e 29.
Local de nascimento: Franca – SP
Data de nascimento: ??/??/??
Local de falecimento: Riolândia – SP
Data de falecimento: ??/??/??