O Instituto Nair Pereira é o resultado de uma ação liderada pela poetisa e cabeleireira Nair Pereira que, em 17 de julho de 1991, inconformada com o fraco desempenho dos governantes em relação aos doentes de Aids, decidiu fundar a Casa do Caminho, com o objetivo de oferecer amparo assistencial, psicológico e material às pessoas atingidas pelo vírus HIV. A Casa do Caminho começou a funcionar em um imóvel na Praça das Flores, 69, no Jardim Seixas.
Naquela época, as pessoas que contraiam o vírus sofriam com o preconceito, com o medo e, principalmente, com a drástica redução de seu tempo de vida, uma vez que estar doente de Aids era uma sentença de morte rápida e dolorida. A Casa do Caminho deixou de existir em 1993.
No dia 15 de julho de 1993 surgia Grupo de Amparo ao Doente de Aids – GADA, com Nair Pereira na presidência, cargo e ocupou até 1993; depois dela, Edith Aparecida Miranda Gardini, ficou até 12 de julho de 1997, quando assumiu Maria Inês Fioramonti Arnal.
Em 8 de abril de 1994, o GADA conquistou junto ao governo estadual, o direito de ocupar um casarão que havia dez anos estava abandonado, na rua Voluntários de São Paulo, 3398, esquina com Rubião Junior, no Centro. Com ajuda de voluntários e campanhas para levantamentos de fundos, o casarão foi reformado e a inaugurado em 20 de outubro de 1995. Mais tarde, o GADA agregou aos seus cuidados os pacientes de hepatites virais.
Em 2023, ano considerado como o da fundação do GADA, a instituição mudou seu nome para Instituto Nair Pereira de Direitos Humanos, em homenagem à sua fundadora.
Em 1 de dezembro de 1997 foi eleita uma nova diretoria:
Nair Pereira, presidente
Neli Dutra Martins, vice-presidente
José Valter Martins, primeiro secretário
José Carlos Alves, segundo secretário
Marlice Machado de Moraes, primeira tesoureira
Lucy Aparecida Alvim, segunda tesoureira
Conselho Fiscal: Ana Mariano Firmino, Arnaldo Pedro Alves e Maria Shirley Pizzini.
Suplentes: Bolivar Miguel, Carlos Roberto Achilles e Ana Maria C. Martins
Em 30 de novembro de 1999, assume a diretoria formada por:
Neli Dutra Martins, presidente
Lucy Aparecida Alvim, vice-presidente
Arnaldo Pedro Alves, primeiro secretário
José Carlos Alves, segundo secretário
Nair Pereira, primeira tesoureira
Bolivar Miguel, segundo tesoureiro
Conselho Fiscal: Daltro Rilei Liebana Cabrera, Irene Pereira e Carlos Alberto Achilles.
Suplentes: José Teodoro, Robson de Oliveira Resende José Carlos Peguim.
Em 1 de dezembro de 2001, Nair Pereira voltou à presidência.
Diretoria de 18 de junho de 2019 a 20 de dezembro de 2022 foi formada:
Marta Lúcia Valente Pereira, presidente
Juciara Aparecida Diniz, vice-presidente
Evandro César Martins, primeiro tesoureiro
Maria Luiza Alves Pereira, segunda tesoureira
Jessé Fernandes, primeiro secretário
Edna Cristina Oliveira Thomé de Souza, segunda secretário
Conselho Fiscal: Sandro Augusto Lasquevite Machado, Dionézio Aprígio dos Santos e Alexandre Ribeiro Garcia.
Suplentes: Antonio Brás Delpino, Cleonice da Silveira Theodoro e Suelena de Souza Delpino.
A atual diretoria, no mandato de 2023 a 2026, é formada por:
Juciara Aparecida Diniz, presidente
Daniela Munhoz Cardoso, vice-presidente
Evandro Cesar Martins, primeiro tesoureiro
Maria Luiza Alves Pereira, segunda tesoureira
Jessé Fernandes, primeiro secretário
Suelena de Souza Delpino, segunda secretária
Conselho Fiscal: Sandro Augusto Lasquevite Machado, Dionézio Aprígio dos Santos e Alexandre Ribeiro Garcia.
Suplentes: Antônio Brás Delpino, Cleonice da Silveira Theodoro e Edna Cristina Oliveira Thomé de Souza.
Contatos: https://institutonairpereira.org.br/; (17) 3235-1889 e 3234-6296 – e-mail: atendimento@institutonairpereira.org.br
