A ocupação nas margens do córrego Cervinho teve início por volta de 1875, quando as famílias de Hipólito José Godoy e Luiz Marques estabeleceram-se na região. Sonhando com o surgimento de um povoado, eles separaram 40 alqueires de suas terras e doaram à Igreja Católica para a formação do patrimônio de Nossa Senhora do Carmo. Uma capela foi construída para abrigar a imagem da santa. Outras famílias fixaram-se em torno da capela, dando início à povoação que logo foi batizada popularmente de Cervinho.
